Catarata: o que é?

A Catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino. O cristalino funciona como uma lente convergente que, juntamente com a córnea, proporciona a convergência de raios luminosos na mácula. A opacidade no cristalino gera alteração de visão. Dependendo da região da opacidade, a Catarata pode ser classificada em: nuclear, cortical ou subcapsular. A Catarata pode ser congênita ou adquirida.

Quais fatores podem resultar no desenvolvimento da Catarata?

  • Processo natural de envelhecimento: nesse caso, é chamada de catarata senil.
  • Traumas: como ferimento penetrante no cristalino.
  • Doenças Sistêmicas: Diabetes mellitus, Dermatite Atópica, Distrofia miotônica, Neurofibromatose tipo 2.
  • Doenças oftalmológicas: uveite anterior crônica, alta miopia ou glaucoma agudo de campo fechado.

Como a Catarata é diagnosticada?

  • Anamnese e exame oftalmológico
  • Exame de Acuidade Visual
  • Teste de Refração
  • Biomicroscopia
  • Exame de Fundo de Olho

Como a Catarata é tratada?

A cirurgia é o procedimento indicado para tratamento da Catarata, independente da região ou grau de opacidade ocasionada no cristalino.

Como é a cirurgia da Catarata?

O preparo é feito com dilatação da pupila e instilação de colírio anestésico, além de sedação leve para garantir conforto ao paciente durante a intervenção.

A cirurgia é realizada através de 2 pequenas incisões corneanas, por onde os instrumentos cirúrgicos são inseridos.

  • Facoemulsificação: O método mais comum é a facoemulsificação, onde uma sonda ultrassônica é usada para quebrar (emulsificar) a catarata em pequenos fragmentos, que são então aspirados para fora do olho.
  • Inserção da Lente Intraocular (LIO): Após a remoção da catarata, uma lente intraocular dobrável é inserida através da mesma incisão e abre-se dentro do olho, substituindo o cristalino removido.
  • Fechamento: A pequena incisão geralmente não requer pontos e cicatriza sozinha.

Dr. Lucas Holdack opera Catarata?

Sim. Dr. Lucas Holdack é oftalmologista com especialização clínica e cirúrgica em Catarata. Sua formação e experiência permite um acompanhamento desde o diagnóstico até a cirurgia e pós-cirúrgico.

Mais Informações

Quando desconfiar que meu problema é catarata?
Apresentando 1 ou mais dos seguintes sinais (quando não associados a outros transtornos oculares ou doença prévia): Visão embaçada, dificuldade com visão noturna, halos ao redor das luzes (especialmente à noite), cores opacas e, em alguns casos, visão dupla. Na presença de algum dos sintomas descritos, o paciente deve buscar avaliação com seu Oftalmologista.
Quais são as lentes intraoculares usadas na cirurgia de catarata?

As lentes intraoculares apresentaram grande evolução ao longo dos últimos anos, com a possibilidade de ganho de visão em várias distâncias. Baseado em indicação adequada, os resultados têm – se mostrado bastante satisfatórios.

  • Lentes monofocais são as indicadas para visão de longe, com independência total ou parcial dos óculos para longa distância, havendo necessidade do uso dos óculos para perto
  • Lentes bifocais corrigem em grande medida a visão para longe e para perto, com independência ou pouca dependência dos óculos para atividades do dia-dia.
  • Lentes trifocais corrigem a visão para longe, média distância e para perto, com independência ou pequena dependência dos óculos
  • Lentes de foco estendido (Edof): são indicadas correção da visão de longe e para média distância, com ganho parcial para curtas distâncias.
Como é a anestesia da cirurgia de catarata?

O paciente é submetido à cirurgia de catarata sob sedação associada à colírio anestésico. A alta hospitalar se dá, em média, após 1 hora do procedimento.

A cirurgia de catarata é feita com laser?

Com o avanço da tecnologia em cirurgia oftalmológica, foi introduzido há alguns anos o laser de femtosegundo, que pode ser utilizado em alguns passos da cirurgia, evitando necessidade do uso de lâminas para corte da córnea. No entanto, a aspiração e remoção do cristalino, além do implante da lente intraocular são procedimentos a serem realizados pelo cirurgião, manualmente.

Como é o pós-operatório?
O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia, em geral cerca de 1 hora após o procedimento. O repouso é necessário na 1ª semana para correto uso dos colírios e cicatrização das incisões. Atividades de leve a moderada intensidade podem ser realizadas a partir da 2ª semana. Atividades no mar ou em piscina são permitidas decorridos 30 dias da cirurgia.
Onde é feita a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é realizada em ambiente cirúrgico.

A catarata volta?
Não. O cristalino é uma estrutura que depois de retirada não tem capacidade de regenerar-se.

Dr. Lucas Holdack

Oftalmologista

Rua Groenlândia, 128
Jardim América
01434 000 - São Paulo SP
Tel: (11) 3887-8189 / 3887-7789
Como chegar

Rua Borges Lagoa, 1065 - cj 15
Vila Clementino
04038-032 - São Paulo SP
Tel: (11) 2309-6883 / 93080-7446
Como chegar

Dúvidas?

Agendar uma consulta